Década de 50
- saraqueziamiranda
- 22 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A década de 40 se despediu trazendo o fim da 2ª guerra mundial, e também da escassez de matéria-prima, e um grande marco da história da moda, o New Look de Christian Dior!
Em 1947 esse grande estilista trouxe de volta para o mundo da moda as saias volumosas e marcou a cintura das mulheres dando traços mais femininos as roupas, deixando os tornozelos graciosamente a mostra! Foi um grande acontecimento e um pontapé inicial para entrarmos na década de 50 com a corda toda! Estávamos entrando na época das maisons, da Alta Costura Parisiense!

Com o fim da guerra as mulheres forem encorajadas as assumirem seus lares e a se tornarem as donas de casa impecáveis que seus homens precisavam, uma série de propagandas incentivando esse ideal de mulher perfeita tomou conta das mídias e nos deparávamos com anúncios que retratavam cenas como essas abaixo, mulheres impecáveis, bem vestidas e cuidado do lar alegremente!

Apesar disso, da mulher ser mandada de volta aos afazeres domésticos, a época era de fartura e culto a beleza, estava definitivamente na moda ser uma mulher bem cuidado e feminina.

Depois de um longo período usando apenas vestidos as mulheres ganharam alguns modelos de saias como godê, plissadas, pregueadas, para usar com blusas, camisas, suéter e blazers.

Essas saias ganharam uma barra diferenciada dando início ao estilo que hoje conhecemos como sereia, a saia desce justa ao quadril e depois se alarga na barra!

Conforme os anos foram passando surgiu a possibilidade da mulher usar calças compridas e continuarem elegantes, graças a Coco Chanel que teve grande participação nisso! Esse acontecimento já era uma palinha do que viria nos anos 60 quando a juventude encarnaria de vez essa tendência.

Após a guerra o uso do nylon permitiu uma confecção em grande escala de lingeries, meias, cintas, corseletes, camisolas. Por causa do material usado as roupas intimas ficaram mais confortáveis e leves e passaram a ser consumidas vorazmente pela classe feminina, que até hoje nutre esse amor pelas lingeries.

O cinema a cores trouxe ao universo feminino a paixão pelas maquiagens, batons, bases, esmaltes eram procurados e usados por todas!
Os cabelos sempre com penteados elaborados acabaram a diminuir o uso dos chapéus, mas por outro lado as luvas continuaram a fazer parte das vestimentas femininas quase como um item obrigatório!

No cinema beldades imortalizadas nos dias de hoje faziam sucesso por seus talentos e beleza, entre elas Marilyn Monroe e Brigitte Bardot.

Bom meus amores esse foi um resumão dos anos 50 !
Espero que tenham gostado bjs até o prosemo post ! <3 <3
Comentários