A moda na Década de 60
- saraqueziamiranda
- 3 de jun. de 2018
- 4 min de leitura
Fim dos anos 50 e agora começa uma nova década com muitas mudanças no comportamento, principalmente pelo início do rock and roll e o inesquecível Elvis Presley, o maior símbolo dos anos 60. A imagem dos jovens com jaquetas de couro, topete e calça jeans em motos e lambretas que antes era considerado uma imagem de rebeldia e atitude, nos anos 60 essa imagem passou a ser uma rebeldia ingênua. As mulheres com as suas roupas comportadas, vestidos e saias rodadas começavam a dar lugares as calças cigarette. A década de 1960 foi considerada uma época de liberdade, principalmente para as mulheres. Vamos conhecer um pouco mais sobre a moda anos 60.

O que marcou esse período foi os jovens em suas lambretas, inspirado em Elvis Presley e as moças com que antigamente usavam vestidos e saias com bolinhas, começavam a deixar de lado, dando lugar as calças cigarretes. Nos anos 60 tantos as mulheres quanto os homens, deixaram o estilo clássico de lado e engrenaram na rebeldia do Rock’n’Roll, o ritmo que fez sucesso e embalou e a década de 60.

A moda dos 60 foi revolucionária porque estava dando adeus à moda única e agora o que influenciava as pessoas na hora de se vestir era o comportamento. Sem dúvidas, o auge da época era as minissaias, quem a criou foi Mary Quant que dizia: “Não fui eu que inventei e sim a rua que inventou”. Em 1965, André Courrèges criou uma coleção de roupa que foi uma verdadeira revolução para a moda, em sua coleção estavam presentes roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas, além das roupas espaciais, metálicas e fluorescentes com a visão já para o futuro. Enquanto isso, Saint Laurent criava os famosos vestidos tubinho que até hoje fazem sucesso com o público feminino.

Assim, como as mudanças no vestuário, o segmento de lingerie também foi transformado com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que proporcionava as mulheres muito mais conforto e segurança, principalmente ao usar uma minissaia ou dançar rock. O mini vestido com modelagem trapézio e o corte em “A” se tornou uma das marcas registradas do vestuário feminino na década de 60. Os botões eram usados muitas vezes como utilidade de decoração nas peças de roupas. Casaquetos e casacos também com o corte “A” entraram na lista de elementos que remetem a década de 60.

O que antes era muito comum os homens e as mulheres terem o seu figurino separado, a moda unissex chegou com força total, principalmente nos jeans e camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher começou a se vestir com roupas tradicionalmente masculina como o smoking, por exemplo. O smoking foi criado para as mulheres por Yves Saint Laurent exatamente em 1966. Nessa época, a alta-costura estava praticamente sendo deixado de lado no mundo da moda.
Já a moda praia, ainda era bastante restrita entre as mulheres, pois as poucas que tinham coragem de usar trajes de banho eram consideradas levianas. A moda praia era composta de peças fechadas e tinha uma saia que deixava o visual feminino bem romântico e cheio de graça. Mas, aos poucos o biquíni foi aceito pela sociedade nos anos 60 e a partir daí, nunca mais deixou seu lugar.


Assim, como os anos 50 na década de 60 o uso de maquiagem era essencial, especialmente entre o público mais jovem. O foco era sempre os olhos e estavam sempre bem marcados com muito delineador e rímel, o queridinho das mulheres o batom vermelho foi excluído, dando lugar aos batons clarinhos e até mesmo brancos. As perucas também predominavam nessa época com uma venda muito grande, além de ser baratas poderiam ser encontradas em diversas tonalidades de cores e modelos.

Podemos dizer que a moda dos anos 60 vai ser bastante lembrada pelo estilo da modelo e atriz Twiggy. Twiggy era magrinha tinha os cabelos curtíssimos e os cílios inferiores pintados com delineador. Os cabelos das mulheres eram compridos e ganharam franjas mais volumosas, nessa época o uso de esponja de aço era comum, principalmente porque ela proporcionava mais enchimento nos cabelos para fazer o topetinho atrás.


Moda Anos 60 para os Homens!
Para os homens, a moda anos 60 chega com tudo, à grande influência do figurino masculino foram os rapazes dos Beatles. Peças que viraram clássicas no guarda-roupa masculino como os paletós sem colarinho, as calças com modelagens mais ajustadas, cintura baixa, tecidos nobres e em cores ousadas como vermelho e rosa, principalmente nas camisas. Sem falar das japonas de pescador, silhueta ajustada corpo e a gola rolê. Os cabelos masculinos também cresceram. Os calçados eram totalmente inovadores confeccionados em matérias como o vinil.


A moda dos anos 60 continua de inspiração para muitas mulheres até mesmo nos dias de hoje. Se você também quer entrar no clima dessa época, aposte nos vestidos coloridos com uma meia calça grossa ou ao contrário, um vestido tubinho em cor neutra e uma meia calça colorida. Nos pés, invista nas sapatilhas de bico quadrado ou botas.
Bom meus lindesos e minhas lindesas esse foi mais um pouquinho sobre a historia da moda espero que tenham gostado! Não esqueça de curtir o post e compartilhar com os amigo e comentar sobre ele também ! beijos! <3 <3
Yorumlar